sexta-feira, 14 de novembro de 2008

14/11/1997 (sexta feira)


Curitiba, catorze de novembro de mil novecentos e noventa e sete. Mais precisamente uma manhã de sol no ambiente da dor (pronto socorro). Ali começava meus primeiros passos nesta trajetória de onze anos completados “hoje” e pra quem gosta de coincidência, lá vai, “era sexta feira também”. Lembro de um dizer meu sobre ser provisório e assim segue o transitório que passa dia após dia e continuo a somar noites e mais noites de trabalho. Nas minhas contas ultrapassei a marca de mil noites longe do lar e do descanso necessário para a mente e o corpo, observando os mais diversos dramas na busca da solução imediata. Pelo menos é isso que se espera de um pronto socorro “ser imediato”. Também os dias de comemoração de fim de ano, mais de sete natais de serviço e na mesma dose a mudança do ano velho para o novo, passei longe dos familiares. Estranho, pelo menos pra mim, dizer ano velho para o ano novo, pois são algumas horas que limitam o encontro de ambos, mas na verdade são horas terríveis de muita dor e angustia. Enquanto muitos festejam, outros tantos lamentam a perda de um ente querido pela violência urbana ou até mesmo pela solidão que martela sua mente a pedir um desfecho para a maravilha que é “viver”. Com certeza este ambiente é o que mais testa o individuo diante da sua índole e crenças. Morre mais do que vive e perdi a conta dos inúmeros procedimentos de emergência que presenciei e os óbitos com requinte de violência e crueldade que um a um hoje na minha mente são centenas. Foram toracotomias (abertura da cavidade torácica), drenos, entubamentos (tubo na traquéia para facilitar a respiração), massagens cardíacas... Enfim procedimentos de peso onde o corpo inerte é simplesmente “nada”. Meu primeiro dia quase desmaiei depois de presenciar uma fratura exposta de perna, aonde o motoqueiro iria se submeter a uma amputação , devido a gravidade do acidente. Lembro da moça que me treinava na confecção das fichas de atendimento dos pacientes dizendo: - Se quer o emprego vai se acostumando! E desde então fui me habituando. Nunca me passou pela mente que aquilo era o mínimo a ser visto diante das inúmeras mutilações que se somaram noite após noite. Algumas marcam até hoje na lembrança e superar isto nunca foi tarefa fácil. Tinha mais um obstáculo a superar que era o dia, pois aos poucos troquei quase que literalmente o dia pela noite, porque no princípio foram apenas dois dias de treinamento diurno e então fui remanejado para o turno da noite para suprir a carência de pessoal. Hoje consegui superar um pouco este desequilíbrio e o dia claro e imponente de sol, não me incomoda tanto. DEUS é minha estrela guia e minha família meu chão firme. O trecho do texto FORTELZA é claro quando o assunto é pronto socorro, pois palavra é... e o designado para atender e fazer jus a vida é um...que luta apenas pelo...Muitas maneiras busco para minha fuga da energia ruim que trago para meu lar e a muito custo consegui separar isto do meu dia a dia longe do trabalho. Talvez a maioria ache que tolerar isto diante da leitura que segue é um sofrimento vão, e cessar isto é fácil “mude de ambiente”. Todos os dias bato de frente com esta questão e no fim se torna mais um dia a chegar ou melhor uma noite a começar. Sei que o crescimento foi sofrido e continua sendo, mas depois de alguns anos entendi que se tornou uma maneira interessante de analisar a trajetória dos inúmeros colegas que se perderam pelo caminho. Digo isto porque o caminho se divide da seguinte maneira. Ou você se torna um individuo fechado, individualista e frio, ou você se torna um individuo compassivo, hospitaleiro e receptivo. Não há outros caminhos além destes! É um ambiente de guerra! É uma batalha insana de uma conquista de terras inexistentes e riquezas surrealistas!Pra fechar este trecho comento apenas uma marca, ou melhor, duas entre viver e morrer. 1ª marca - Era quase cinco horas da madrugada gelada de um dia de junho que não me recordo o ano e uma viatura da PMPR (Policia Militar do Paraná) chegou a todo o vapor e após a frenagem adentrou com um recém nato vivo que encontraram numa lixeira. Foi algo alucinante e pela primeira vez senti vida surgir no contato de todos com o que presenciava no ambiente da dor. A genitora era uma incógnita, mas o ato heróico dos policiais me emocionou... 2 ª marca - Era quase 23h11min de uma noite de verão e mesmo no atropelo dos ponteiros do relógio adiantado pela praga do horário de verão (horário de verão para pronto socorro é kaos) mais uma noite se somava e apenas tenho o registro do fato sem lembrar-se novamente do ano da cena terrível que iria presenciar. Desta vez não foi a PMPR que trouxe a suicida compulsiva que já tinha vários registros de atendimento no ambiente da dor. No relato dos familiares era a quinta ou sexta vez que tentava contra a própria vida e pra piorar era gestante de quatro meses. Encontraram-na desmaiada já fazia horas e então chegou ao ambiente da dor. Juntamente com os diversos medicamentos que ingerira, tinha veneno de rato e bebida alcoólica. Já não tinha mais o que fazer e cada um que estava presente naquela noite viram uma vida lutar contra a morte sem chances, pois era o feto que se agitava e mexia se numa luta alucinante para sair. Hoje isto me lembra um texto de um grande amigo que se chama “A GRANDE EXPECTATIVA”. As lagrimas se multiplicavam e cada um naquela noite sentiu se inútil e com as mãos amarradas a apenas presenciar a morte chegar mais uma vez...



Sei que o canal aberto para comentários ira questionar o porquê da falta de comemoração, pois hoje é aniversario de serviço. Mas mesmo diante do peso do texto quero deixar claro que estou comemorando e muito, pois estas pinceladas que dou em alguns fatos verídicos me trouxeram a fé, a verdade e o apego forte ao dia a dia a seguir e partilhar o que há de mais precioso nesta existência “VIVER”...



DEUS ABENÇOE SEMPRE TODOS QUE SEGUEM CADA QUAL SUA TRAJETORIA DIANTE DO SEU DIA A DIA...



2 comentários:

  1. Joh... Pelo pouco que te conheço, espero que você tenha marcado bem o dia em que realmente nos tornamos Amigos (com A maíusculo, da primeira letra do meu nome e da Maravilhosa Palavra). Hoje, bastam apenas poucas linhas para entender seu sentimento em palavras expressas, sentimentos escritos, uma vida (dolorosamente) vivida no "ambiente da dor".

    A vida é o único bem que "possuimos", já pensou nisso? Acho que sim... Se a morte que te ronda todos os dias e espreita a cada um diariamente (embora finjamos não perceber) ainda te espanta, me espanta mais ainda sua capacidade de, quando esquecendo de tudo isso, me dá sua amizade e carinho (quase) todos os dias nesse "ambiente do alegria" - o mundo virtual em que compartilhamos nossas experiências.

    Hoje uma das fundadoras do Clube das Gerais - onde eu faço meu curso de patchwork - me disse uma coisa que vou levar comigo para o resto da vida e que talvez lhe sirva também:

    "AME COMO SE NUNCA TIVESSE SE MACHUCADO, DANÇE COMO SE NINGUÉM ESTIVESSE OLHANDO E TRABALHE COMO SE NÃO PRECISASSE GANHAR DINHEIRO".

    Consegue ver o que perpassa todas as assertivas? Eu vejo o DESAPEGO e o DESTEMOR necessários para vivermos o dia a dia - em qualquer ambiente: o da dor ou o da alegria!

    Uma boa sexta e um excelente fim de semana com a família - que é o seu chão!

    Beijos da Amiga

    ResponderExcluir
  2. Amigo....só posso dizer que apesar de tanta dor,o texto é lindo e muito bem escrito.Traçou um paralelo entre a vida e a morte...a noite e o dia...o teu dia a dia....a superação...e ainda comemorou o aniversário de trabalho nesse ambiente de tanta dor.Pode parecer estranho mas meus parabéns!!!
    Ana Andrade ou Anin....

    ResponderExcluir

Licença de direitos autorais(leia com atenção). Ao copiar textos, lembre de acrescentar os créditos. Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Attribution License.